terça-feira, 12 de setembro de 2017

Policial civil é absolvido de acusação do assassinato de colega em Natal

Julgamento aconteceu nesta segunda-feira e terminou durante a madrugada desta terça.




O policial civil Tibério Vinícius França foi absolvido da acusação de homicídio contra o também policial civil Iriano Serafim Feitosa. O julgamento foi realizado nesta segunda-feira (11) e o Tribunal do Júri acatou a alegação da defesa de que o crime foi cometido “sob forte emoção”. O resultado saiu já na madrugada desta terça-feira (12).
Mesmo com a confissão de Tibério, os jurados votaram pela absolvição pelo homicídio e também pela tentativa de homicídio contra a advogada Ana Paula da Silva Nelson, mulher do policial Iriano e que estava com ele no carro na noite do atentado, sendo baleada. O crime aconteceu no dia 3 de fevereiro de 2016.
Com o resultado do julgamento, o policial Tibério Vinícius deve ganhar liberdade ainda nesta terça-feira.
O Ministério Público havia pedido a condenação do réu por homicídio qualificado e por tentativa de homicídio. A defesa do policial Tibério alegou que o crime foi praticado sob forte emoção, sustentando a tese de homicídio privilegiado, quando há domínio de uma compreensível emoção violenta, compaixão, desespero ou motivo de relevante valor social ou moral, que diminuam sensivelmente a culpa do homicida. De acordo com a defesa, o policial Tibério vinha sofrendo ameaças.

portalbo

PF deflagra operação e afasta Superintendente do IBAMA no RN



A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12/9), a OPERAÇÃO KODAMA que visa reunir provas dos crimes de prevaricação, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro, bem como, evitar a continuidade de atos lesivos que estariam sendo cometidos contra o meio ambiente no Rio Grande do Norte.
Cerca de 50 policiais federais estão cumprindo 11 mandados judiciais de busca e apreensão, além de uma medida cautelar de afastamento de função pública. As buscas acontecem nas cidades de Natal, Goianinha, Ceará-Mirim e Tibau do Sul.
A investigação, iniciada nos primeiros meses deste ano, teve como ponto de partida os dados constantes no Relatório de Auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) e em um Processo administrativo Disciplinar instaurado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), quando várias irregularidades restaram atribuídas ao Superintendente desse órgão no RN.
Foram ainda identificadas em um primeiro momento pelo menos 10 condutas de favorecimento ilícito a pessoas físicas e jurídicas, as quais teriam sido beneficiadas indevidamente por meio da anulação de autos de infração, desembargo de
atividade e restituição de bens apreendidos.
Mediante tais procedimentos, deu-se aparência de regularidade na aquisição de aproximadamente 8 toneladas de lagosta de origem não comprovada, como também, se conferiu legitimidade ao funcionamento irregular de empreendimento hoteleiro construído em área de preservação permanente e localizado na praia de Tibau do Sul.
Diante da gravidade dos fatos, a 14ª Vara da Justiça Federal/RN acolheu a representação policial e determinou o afastamento daquele gestor.
(*) O nome da operação remete ao folclore japonês, onde Kodama é um espírito que habita em árvores e
protege o meio ambiente.
Fonte: Comunicação Social / PF-RN