terça-feira, 28 de agosto de 2012

Seca faz Prefeitura de Macau, no RN, suspender tradicional "Festa do Sal"


Decreto impede que cidade em situação de emergência gaste com festas.
Município sofre com estiagem e comemora 137 anos dia 9 de setembro.

O município de Macau, localizado na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, não realizará este ano sua tradicional "Festa do Sal", evento que ocorre em celebração à emancipação política do município, comemorada dia 9 de setembro. Este ano, Macau completa 137 anos de história. O comunicado informando o cancelamento da festividade foi enviado por meio de nota oficial, assinada pelo prefeito Flávio Vieira Veras, na tarde desta segunda-feira (27).
Segundo a nota, a Festa do Sal foi suspensa atendendo à recomendação conjunta do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do RN, do Ministério Público do Estado do RN, do Ministério Público Federal no RN e do Ministério Público Eleitoral, "que determinou que os 139 municípios potiguares que decretaram situação de emergência (Decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012) em razão dos desastres naturais relacionados com a intensa redução das precipitações hídricas em decorrência da estiagem, se abstenham de realizar despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de buffets e montagens de estruturas para eventos”.
Por fim, o prefeito comunicou que as celebrações da Festa do Sal 2012 - alusivas aos 137 anos do município - se limitarão a eventos cívicos.